Última Publicação:

PROJECTO LINCE IBÉRICO

PROJECTO DO LINCE IBÉRICO, FINALISTA NOS PRÉMIOS NATURA 2000 / 21 de Maio de 2016

"Projecto Life+Iberlince" - 2016


Este é um dos projecto ecológicos que sigo, atentamente, desde a sua criação, nas suas três fases processuais que já teve (1994-1999/2002-2006/2006-2011). O facto de envolver uma espécie que me apaixona desde adolescente, levou-me a estar atento, nos últimos 40 anos, a tudo que diz respeito ao Lince-Ibérico.
Com a existência deste objectivo como proposta para a preservação e conservação desta espécie, passei a ter um pouco mais de esperança que seria possível salvar da extinção a curto-prazo aquele que considero o maior ícone da fauna ibérica. Este felino extraordinário é um verdadeiro sobrevivente da trágica interferência do homem na natureza. São pouco mais de três centenas e meia de exemplares que restam na nossa Península. Um projecto de reintrodução na natureza, na sua condição selvagem, é um desafio que tem de envolver todo o tipo de estudos de impacto ambiental nas regiões seleccionadas e largamente circundantes ao habitat onde se pretende reintegrar a espécie. Devem ser considerados todo o tipo de planos alternativos concertados com as variáveis imprevisíveis nas considerações que poderão não correr tão bem.
Quando recebi um email para apoiar esta candidatura através do voto virtual, a minha primeira reacção foi fazê-lo de imediato. Porém, comecei a pensar: mas isto vai contra muitas da criticas que tenho feito nos últimos dois anos aos meios e ás condições com que esta reintrodução está a ser feita, principalmente, em Espanha; e que seria para mim, incongruente com todas as posições que assumo. Apesar da intencionalidade dos estudos e da experiência sistematizada na libertação de exemplares, as mortes ocorridas em causas não-naturais (atropelamento, envenenamento, abate ou outras), são elevadíssimas e demasiado dramáticas… Na proporcionalidade dos animais libertados, com as mortes, e o efectivo existente tanto a nível selvagem como nos centro de recuperação; o resultado é no mínimo negativo. É preciso urgentemente, repensar este projecto naquilo que diz respeito à reintrodução do Lince na natureza. O número de animais mortos por atropelamento é inaceitável. Estamos a falar de quase 3 dezenas desde 2013. Que é um pouco menos de 10% da população existentes em liberdade. A falta de uma estratégia num plano B, que reequacionasse as condições da introdução destes animais no seu habitat, mostra com clareza que algo está a falhar neste projecto. Mesmo quando existem algumas boas notícias de sucesso na adaptação, inclusive dos próprios primeiros nascimentos de crias em liberdade.
As medidas; concordo que teriam de ser ponderadas, estudadas, equacionadas também novas variáveis e imponderabilidades… Contudo, qualquer acção que pudesse diminuir o risco da irresponsabilidade em soltar uma espécie (que para mim continua ameaçada de extinção) em locais que facilmente colidem com a presença de estruturas urbanas, seria já por si uma medida benéfica para uma melhor segurança da espécie. Claro que, este não é o momento para dissecar soluções ou propostas, mas é preciso considerar todas as sugestões, sejam elas quais forem; barreiras protectoras ao longo das vias rodoviárias, sejam barreiras sonoras nas áreas limites de risco, seja corredores aéreos, sejam tuneis subterrâneos, seja concentrar as populações de presas em locais mais remotos através da abundância de alimento para roedores e outros… A implementação de uma, ou mais, ou de todas elas, não são assim tão inverosímil como isso… Quando se quer muito e de forma muito determinada, as soluções aparecem!

É por estas razões, que não consigo dar o meu apoio inquestionável e genuíno, a um projecto verdadeiramente fundamental para mim… E como lamento!


Sem comentários:

Enviar um comentário

AGRADECIMENTOS

Este Blog tem como finalidade a divulgação de uma mensagem que nos lembre a todos nós o quanto é possível fazer para defender seres que precisam da nossa protecção. Quer aceitemos quer não, somos os principais culpados por os animais sofrerem com o nosso comportamento.



Quero agradecer a todos aqueles que por razões diversas vejam fotos da sua autoria e ideias ou estudos dos quais as minhas investigações foram alvo e não se encontrem citados. Caso seja primordial essa referência para eventuais pessoas ou organizações que se sintam mais lesados desde já solicito essa indicação que de pronto farei as respectivas correcções que venham a ser solicitadas. Estes usos foram feitos sempre em nome de um alerta e de ajuda à divulgação de uma causa, por isso nunca com qualquer pretensão de apropriação, mas sim também para dar à mensagem mais consistência e valor nos temas visados.



Pesquisar neste blogue

O Último Reduto - "Nasci Para Ser Selvagem" Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Imagens de temas por Nikada. Com tecnologia do Blogger.
Published By Gooyaabi Templates