Última Publicação:

Um pequeno passo, mas um passo gigante para o Lince-Ibérico!

Começo, pela notícia deste mês.




 Nasceram no dia 5 deste mês, mais 4 crias do Lince Ibérico no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico de Silves. As primeiras este ano. A mãe é uma fêmea chamada Biznaga de 8 anos. O macho é Fado, nascido em cativeiro, de 4 anos. Biznaga é uma fêmea complicada no processo de reprodução neste centro. Nos últimos 2 anos, as duas ninhadas que teve tiveram que lhe ser retiradas por abandono. As crias nascidas em 2012 não conseguiram, infelizmente, sobreviver. Porém, Janes e Juromenha da ninhada de 2011 são as primeiras crias nascidas no centro atingirem um ano de idade. Biznaga é um das fêmeas fundadoras do CNRLI, vinda do Zoobotânico de Jerez de la Frontera, em Espanha em 2010. Apesar das dificuldades deparadas para a sobrevivência dos pequenos linces neste centro de reprodução, mesmo com o número de mortes ocorridas, o resultado é já por si uma grande esperança para este felino tão perto da extinção. As cerca de duas dezenas de crias sobreviventes permitem olhar o futuro da espécie com um pouco mais de ânimo.


Há sempre um lado negro das histórias. Infelizmente, o ano passado, em 2012, na Andaluzia, em Espanha, foram encontrados 21 linces ibéricos mortos. 7 por atropelamento (o que é inadimíssivel!), 6 por furtivismo ou captura ilegal (o que é crime e deveria ser investigado e punido como tal), 3 deles em lutas com outros animais, 2 com a leucemia felina e os outros 3 casos não foram identificados com precisão a origem da sua morte.

Mas como a vida se faz de coisas boas e coisas menos boas... o mundo animal tem mais duas boas novas e que poderão determinar o futuro de uma espécie e o sucesso do trabalho envolvido do homem neste processo...

Aura, uma das fêmeas no congénere Centro El Acebuche no Parque Nacional de Doñana em Huelva na Andaluzia, Espanha, também está prenha e prestes a dar à luz. Pelo que sabemos encontra-se bem e com um comportamento estável e natural. Acreditando que vai correr tudo bem e porque só podemos ter pensamentos posítivos em relação a todo o trabalho investido com tanta dedicação... esta será mais uma oportunidade de olhar o futuro com outra expectativa. Assim Portugal e Espanha desenvolvem em conjunto, exemplarmente, um esforço para salvaguardar uma das espécies que é já uma das referências maiores da luta contra a extinção de animais na natureza.

 Apesar de algumas contrariedades, neste programa espantoso e no qual ainda acredito um dia poder ver in loco esta espécie que me apaixona desde de miúdo... Há o caso de Azahar, uma fêmea de 9 anos, um exemplar nascido ainda em liberdade, também ela oriunda do programa do Zoobotânico de Jerez de la Frontera, Espanha e chegada ao CNRLI em Outubro de 2009. Azahar tem tido um percurso reprodutivo complicado, sendo um símbolo da espécie devido ao factor genético selvagem, por isso esperava-se que fosse um exemplar determinante neste programa; infelizmente, todas as gestações desta fêmea tem resultado num insucesso por razões biológicas. Uma deformidade uterina causadora de uma incapacidade reprodutora natural. Por esta razão, o CNRLI retirou-a do programa de reprodução e optou por uma ovariohisterectomia (remoção conjunta de útero e ovários), procurando desta forma evitar que corresse novos riscos de saúde. Porém, durante esta intervenção cirurgica, foram igualmente retirados e congelados em azoto líquido os três embriões existentes e depositados no Banco de Recursos Biológicos em Madrid. Este meio vai permitir que uma fêmea receptora possa dar continuidade à linha e informação genética de Azahar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

AGRADECIMENTOS

Este Blog tem como finalidade a divulgação de uma mensagem que nos lembre a todos nós o quanto é possível fazer para defender seres que precisam da nossa protecção. Quer aceitemos quer não, somos os principais culpados por os animais sofrerem com o nosso comportamento.



Quero agradecer a todos aqueles que por razões diversas vejam fotos da sua autoria e ideias ou estudos dos quais as minhas investigações foram alvo e não se encontrem citados. Caso seja primordial essa referência para eventuais pessoas ou organizações que se sintam mais lesados desde já solicito essa indicação que de pronto farei as respectivas correcções que venham a ser solicitadas. Estes usos foram feitos sempre em nome de um alerta e de ajuda à divulgação de uma causa, por isso nunca com qualquer pretensão de apropriação, mas sim também para dar à mensagem mais consistência e valor nos temas visados.



Pesquisar neste blogue

O Último Reduto - "Nasci Para Ser Selvagem" Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Imagens de temas por Nikada. Com tecnologia do Blogger.
Published By Gooyaabi Templates